sexta-feira, 24 de maio de 2013

O Jovem Espírita - Capítulo XII - "Na Reunião"



“Os Espíritos estão em todos os lugares, povoam infinitamente os espaços. Estão sempre ao vosso lado,
vos  observam e agem entre vós sem os perceberdes, porque os Espíritos são uma das forças da natureza
e os instrumentos dos quais Deus se serve para a realização de Seus desígnios providenciais.”
(Allan Kardec, O livro dos Espíritos, perg. 87).
               

          - Irmãos, nossa reunião será pautada nos esforços feitos até agora e nos porvindouros. Devemos avaliar o que de positivo foi realizado por este conselho, para podermos aperfeiçoar e maximizar cada vez mais nosso trabalho. Quem quer começar a discursar? – perguntou gentilmente o Espírito que aparentava ser o líder do grupo.
            Um dos veneráveis senhores ergueu o braço e deu início a narrativa:
            - Na escola em que presido, venho sofrendo bastante interrupção e inconstância nos trabalhos. Os encarnados estão muito dispersos em pensamento e vibração, dificultando bastante o aprendizado. Apesar disso, o atual diretor está se mostrando bastante receptivo às inspirações superiores. Cumprindo seu papel como intermediário dos desígnios do mais alto. Espero que em pouco tempo, possamos controlar esta situação.
            Todos os presentes se mostraram bastante interessados e preocupados com que discorria discorreu o venerável senhor. Ao finalizar a fala, outra entidade sentada à sua direita continuou com o assunto:
            - O mesmo ocorre na escola em que estou. – disse o senhor preocupado. – Além dos trabalhadores estarem cada vez mais desanimados, estão se irritando facilmente com os alunos, que já trazem de casa vibrações baixíssimas vindas possivelmente do convívio com seus pais. O descontrole dos pensamentos, em alguns casos, faz-se necessário horas e mais horas de esforço da nossa equipe.
            - Irmãos... – disse calmamente o Espírito “líder” tentando acalmar os ânimos. – Nosso Pai celeste nos dá a oportunidade de sermos úteis em Seu nome. Não reclamemos. Sejamos firmes na luta. Sabemos o quão árdua é a insistência dos irmãos menos evoluídos. Persistindo profundamente, levando multidões ao erro. Mas é por este motivo que estamos aqui. Confiem em Deus e na capacidade de melhoramento dos encarnados. Estejamos preparados e façamos a nossa parte. Que a providência divina se encarregará do resto.
            Enquanto a reunião se estendia, Tiago permanecia atrás da porta, apenas a observar surpreso os fatos.
            - Em contrapartida de nossos receosos sentimentos aos devaneios dos encarnados, devemos nos esforçar na evangelização das massas, principalmente as crianças e os jovens que nos foram confiados, e que é o objetivo primordial deste grupo e destas reuniões. – continuou o venerável Espírito. – Bendito é o Senhor que nos trás a inspiração de sermos necessários aos Seus desígnios. Espalhemos a Boa Nova ao mundo. Divulguemos o evangelho em nome do Cristo. O Mestre dos mestres que nos trouxe o exemplo do amor e da compaixão pelo próximo. Façamos de seus ensinamentos a base moral da criança ao jovem, pois passível é a sua compreensão. Tornando-os homens de bem, intuídos no auxílio àqueles que se perderam no meio do caminho.
            Um dos senhores, que até agora não tinha falado, diante de palavras tão belas e reconfortantes, começou a discursar:
            - Agradeço ao venerável amigo, por tais palavras inspiradoras. Lembrando-nos da importância e influência de nossas ações. Creio que falo por todos aqui, quando digo que estaremos mais empenhamos na tarefa do bem.
            - Me sinto satisfeito pelo recado ter sido bem recebido. – diz o Espírito alegremente. – Devemos agora, pensar em como podemos maximizar os esforços, torná-los mais efetivos.
            Um dos senhores levanta a mão e diz:
            - Um meio que tem surtido bastante efeito na escola em que trabalho é a fluidificação das águas dos bebedouros e que é utilizada também na preparação dos alimentos.
            - Muito bem lembrado irmão... – disse o Espírito “líder”. - Pela simplicidade e receptividade a que a água se submete à magnetização, se torna meio ideal para o depósito de fluidos medicamentosos tanto do corpo, quanto do espírito. Lembremos também da prece. A prece em conjunto dos trabalhadores da escola no início e fim das atividades, faz-se imprescindível. Como meio de ligação entre o homem e os Espíritos Superiores através de uma relação fluídica cuja intensidade dependerá do teor vibratório de quem ora, a prece é o apoio para a alma, canal pelo qual se estabelece a inspiração de bons pensamentos; para se tornar posteriormente em ação constante no bem.
            Todos pareciam concordar com o que havia sido proposto. O clima no recinto era de paz e harmonia, dos pensamentos às vibrações que emanavam, Tiago, que permanecia apenas a observar atento e admirado o ocorrido, concluía o quão interessante era a organização espiritual, pensou em tudo o que já tinha ouvido sobre espíritos e fantasmas, e nem de longe conseguiria imaginar o que estava presenciando agora. Este mundo desconhecido que ele se deparava, se mostrava cada vez mais profundo e complexo para ele, e não pôde deixar de imaginar se deveria entrar e tentar se comunicar, ou apenas continuar observando.
            Foi então que o espírito “líder” disse:
            - O que foi Oswaldo? Por que você está tão calado? – perguntou ao diretor da escola de Tiago que permanecia imparcial às discussões.
            - Uma preocupação me é latente nos últimos dias...
            - Não me diga que é por causa do menino?
            - Sim... Temo por sua segurança...
            Foi quando Tiago percebeu assustado que todos os presentes o observavam.
            - Confiança Oswaldo... Aguardemos no Senhor Jesus os acontecimentos porvindouros. Tudo há seu tempo... A demais, podemos dar por encerrada esta nossa reunião. Em breve nos encontraremos novamente. Agradecemos a Deus, nosso Pai, pela oportunidade de trabalharmos em Seu nome. Obrigado pela presença de todos, que o amor do Cristo Jesus permaneça em nossos corações para sempre.
            - O que você achou da reunião Tiago? – disse o diretor de costas para a porta em que Tiago se escondia enquanto todos iam abraçando entre si, desaparecendo aos poucos em um feixe de luz, restando apenas o diretor na sala e Tiago que permanecia atrás da porta.
            - E-Eu? – respondeu Tiago aflito.
            - Sim, você... – disse calmamente o diretor.
            - F-Foi bom... Eu acho!?
            - Fico feliz, pois coisas grandiosas lhe aguardam Tiago... Porém, é como nosso abnegado irmão Eurípedes disse: “Tudo há seu tempo...”. – disse o diretor virando-se agora em direção a Tiago que começava a sair por detrás da porta. – Ainda não é o momento, mas ele certamente virá...
            Um flash de luz branca muito forte se apossou da sala, ofuscando a visão de Tiago, pensou ter visto alguma coisa no meio da luz, o diretor.
            - Acorda menino... Acorda... – disse o Sr. Inácio empurrando Tiago para ver se ele acordava.
            - O que aconteceu? Onde eu “tô”? – resmungou ainda sonolento Tiago.
            - Na escola meu jovem... Você deve ter passado a noite aqui...
            - E o diretor?
            - Já deve estar chegando... Ele não costuma se atrasar...
            - Não... O diretor fantasma...
            - Que isso menino... Você “tá” doido? Deus me livre e guarde com isso... Nem brincando...
            Tiago foi recobrando os sentidos aos poucos e levantando do chão da sala, onde aparentemente tinha adormecido. Dirigiu-se a sala ao lado para recolher seus objetos e sua mochila. Não deveria assistir a aula aquele dia, estava cansado e confuso. Varias coisas se passavam por sua cabeça, mas uma dúvida permanecia mais resistente que todas: “Tudo aquilo que acontecera seria verdade ou não passara de um sonho?”.

CRIAÇÃO
                                                                       Michael Menezes Martins
                                                                       Márcio de Sousa Mateus Jr.
                                                                      
REVISÃO
                                                                       Nísia Anália
                                                                       Khal Rens Cândido



Link para download em PDF:
                


Isso ai pessoas, mais um capitulo bem legal  pra vocês, e não se esqueçam de compartilhar e comentar [porfavorrr!!!] e semana que vem tem mais o/
Até ^^

Sem comentários:

Enviar um comentário