sexta-feira, 19 de abril de 2013

O Jovem Espírita - Capítulo VIII - "Em Casa"


           - Seu avô tinha me falado que você estava tendo uns probleminhas pra comer... E que algumas vezes nem tomava café da manhã... – disse Lívia para a surpresa de Tiago, e continuou. – Pois então, este livro foi sua avó que me deu quando eu tinha mais ou menos a sua idade, me ajudou bastante, pois eu passei por isso também, a falta de apetite...
Tiago não acreditava no que acabara de escutar. Era como que se um balde de água fria tivesse sido jogado nele. Estava ali tão esperançoso de que os seus problemas aproximavam-se do fim, porém não esperava que estivesse tão longe disso. Falta de apetite? Essa é boa...
            - Mas mãe, você não falou que por causa do livro, você quase virou uma cristã? – perguntou Tiago com um pingo de esperança.
            - Como assim?
            - Aquela hora que você me ligou e a ligação caiu, lembra?
            - Ah sei... Não, eu ia dizer que foi por causa deste livro que eu quase me tornei uma nutricionista...
            Tiago ficou boquiaberto. Nutricionista? E mais essa... A feição de Tiago enrugou-se na hora, como que se quisesse chorar, o que se passava em sua mente era um misto de desapontamento e tristeza.
            - Você está bem, meu filho? – perguntou Lívia preocupada.
            - Nem tanto quanto eu esperava, mãe... – disse desanimadamente Tiago.
            - Por quê? Não gostou do livro?
            - Não, não é isso... É que eu esperava que você fosse me dar um outro tipo de livro, que me ajudasse em outras coisas que estou passando...
            - É... Eu sabia que esse dia iria chegar... Meu filho, eu sei que você está passando por mudanças... Você já é um “rapazinho”, deve estar sentindo umas coisas diferentes, seu corpo também está...
            - Não é isso também não, mãe... – disse Tiago constrangido interrompendo a mãe. – É que...
            - Pode dizer Tiago... A mamãe está aqui pra ouvir você. – disse Lívia.
            - É que eu acho que estou vendo fantasmas... Tudo começou naquela vez que eu cai de bicicleta... – desabafou Tiago.
            O garoto começou a narrar com detalhes tudo o que vinha ocorrendo com ele. A história da mulher do vestido azul, o casal no hospital, o diretor da sua escola e como se sentia com tudo isso. Contou com detalhes todos os acontecimentos. Lívia parecia não se incomodar e nem se surpreender com o que estava escutando.
Tiago passou então a relatar sobre a experiência que tivera na igreja, que vira um homem num terno branco inspirar o palestrante. Neste momento, Lívia caiu em prantos a sua frente, chorava como se fosse uma garotinha que acabara de perder seu brinquedo favorito.
            - O que aconteceu mãe? – indagou Tiago preocupado.
            - Nada filho... – respondeu Lívia enxugando as lágrimas. – É que você me lembrou sua avó...
            Tiago naquele momento percebeu que realmente nunca tinha ouvido falar muito sobre sua avó, somente algumas histórias, mas não sabia ao certo como ela era. Num canto da cozinha, próximo à porta, sem ser percebido seu avô estava a escutar a conversa já havia algum tempo.
            - Eu sabia que já tinha ouvido isso em algum lugar... Você também me lembrou a Helena... Falou igualzinho ela... Venha meu filho, preciso lhe mostrar uma coisinha...
           Tiago seguiu seu avô até o cômodo de despejo que tinham em casa, era um quartinho pequeno, no fundo do imóvel, todo empoeirado, onde ninguém ia muito, a não ser para deixar alguma coisa que já não usava mais, mas não tinham coragem de jogar fora; lá havia várias velharias do seu avô, fotos antigas de família, alguns brinquedos de Tiago que ele não brincava há “séculos”, também tinha algumas coisas de Lívia, e até algumas coisas da época em que seu pai morava com eles.
            No caminho Tiago estava pensando no que o avô queria lhe mostrar. Por que o chamara até a dispensa para isso?
               Sentou-se em um velho banquinho que o avô desenterrou de um entulho de coisas ao seu lado. O avô começou a revirar algumas caixas velhas, e abriu alguns armários, até então sem encontrar nada.  Foi quando, tirou um dos velhos álbuns de família, e abrindo em uma das páginas, entregou uma foto para Tiago.
            - Veja meu jovem...
            Era uma foto muito antiga, havia uma moça muito linda a que Tiago pensou que fosse sua mãe. Estava com um vestido longo rendado e um chapéu, parecia até aquelas moças de filmes antigos de faroeste. Demorando um tempo à observar a foto, reparou que havia um trilho de trem ao fundo, uma paisagem muito bonita para uma fotografia. Ficou a imaginar quem seria aquela pessoa.
            - Ela é muito bonita vovô... Quem é? – perguntou Tiago.
- Esta é a sua avó, quando nos apaixonamos... – falou em tom de saudade.
            Daí a semelhança com a mãe de Tiago, percebera agora de onde sua mãe herdara toda a beleza. Quase não se recordara de sua avó, Tiago era muito jovem quando ela falecera, tinha apenas seis anos. Foi um período muito difícil para eles.
Lembrava-se apenas brevemente dos natais que passavam na casa dos avós, e que sua avó cozinhava muito bem. Tinha a impressão que aquela época foi a mais feliz de sua vida, mas não sabia o motivo. Tanto tempo se passara desde aquela data, que o rosto de sua avó apagara-se completamente de sua memória. Porém, um sentimento de reconforto vinha até Tiago, enquanto observava aquela foto. Foi quando teve a curiosidade de perguntar:
- Vovô... Como que era a vovó?
- Ah... Sua avó era perfeita... Pelo menos para mim... Adorava ler, era uma curiosa “de plantão”, queria saber de tudo... Eu a amava muito... – respondeu Otávio emocionado.
Tiago se emocionou junto de seu avô, mas também ficou curioso de saber como que eles se conheceram e foi justamente o que perguntou a seu avô.
- E como que vocês se conheceram?
- Eu a conheci num momento em que eu precisava muito de ajuda...



CRIAÇÃO
                                                                       Michael Menezes Martins
                                                                       Márcio de Sousa Mateus Jr.
                                                                      
REVISÃO
                                                                       Nísia Anália
                                                                       Khal Rens Cândido


Link para Download:



Bom galera, mais um capitulo pra vocês, e dessa vez no horário certo o/ xD
e como sempre, quem gostou comenta, quem não gostou tambem' por favor!!!!

E pra quem ficou com vontade de ler mais, fiquem com essa tirinha:

































Vlws pessoal! o/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário