sexta-feira, 29 de março de 2013

O Jovem Espírita - Capítulo V - "Demônios"

       - E aí, o que você achou do culto? – perguntou Daniel ao sair da igreja.
            - Gostei muito... Nunca tinha ouvido falar de Deus da forma que ouvi aqui... – disse-lhe Tiago satisfeito. – Já fui a alguns casamentos e missas na igreja católica, mas nunca me interessei realmente. Gostei da maneira com que foi ministrada a reunião, e da ênfase que o pastor dá às lições de Jesus. Te agradeço pelo convite, foi muito legal.
            - Que bom que gostou Tiago...
            - O que mais me chamou a atenção também, foi aquele senhor de roupa branca ao lado do pastor, que colocou as mãos em seu ombro, e me pareceu ditar algumas coisas para ele. – argumentou Tiago.
            Daniel parou Tiago a olhá-lo, como se estivesse desconfiando de algo, e disse:
            - Que homem!?
            - Aquele senhor de terno branco, você não o viu?
            - O que está dizendo Tiago? Ficou louco? - disse com surpresa Daniel - Não confunda. Certamente essas suas visões são de demônios, e você os vê por estar no pecado. Sugiro que você continue vindo aos cultos, e que se possível, venha também às nossas seções de “descarrego”. – falou preocupado Daniel.
            Tiago esperava que Daniel, por seguir uma religião, poderia lhe explicar o motivo de suas visões, mas pela forma como reagiu ao questionamento, verificou que aquele não era um bom lugar para tratar da sua situação.
Tiago se sentiu um pouco constrangido pela reação de Daniel e não se demorou em concordar com o que o colega dizia, para evitar alguma possível discussão:
            - Tudo bem... Vou continuar a vir aos cultos... - disse com incerteza na voz.– Creio que deva me fazer bem...
            Tiago se despediu do colega e veio se dirigindo para casa. Já estava tarde, passava das vinte e duas horas da noite e precisava dormir. Estava confortado por tudo o que ouviu naquela palestra e sentia que talvez pudesse dormir melhor esta noite.
            Chegando em casa, foi logo para a cozinha ver o que sua mãe havia preparado para o jantar.
            - Chegou tarde filho, onde você estava até agora? - disse Lívia em tom levemente preocupado.
            - Fui numa igreja que um colega meu me chamou. - Disse Tiago espiando as panelas.
            - Que colega? - disse Lívia desinteressada.
            - O Daniel mãe, filho do Sr. Nelson da rua ali debaixo.
            - Ah sim, eles são evangélicos né?
            - Sim, foi bem legal, o pastor falou umas coisas que eu nunca tinha parado para pensar. - disse Tiago dessa vez já se encaminhando para pegar um prato.
            - Vá lavar sua mão primeiro, menino! E chame seu avô, por favor. - disse Lívia ao ver Tiago já se servindo.
            Tiago desapontado deixou o prato em cima da mesa, se apressando a subir as escadas. No caminho encontrou com seu avô que disse:
            - E aí, a ‘boia’ tá pronta, jovem?
            - Tá sim, vô - disse Tiago dando um leve sorriso - Minha mãe falou que o senhor já pode descer.
            Tiago, ao se dirigir para o banheiro, passou pela porta do seu quarto e de relance, avistou alguma coisa estranha. Parou e voltou para verificar, o quarto estava escuro e parecia haver um vulto perto da parede, tentou se aproximar da porta bem devagar para verificar. A este ponto seu coração já estava acelerado, porém antes de perceber que era somente uma toalha que sua mãe havia pendurado na parede, Lívia gritou do andar de baixo:
            - Tiago! Vem logo comer, ou vai esfriar! - disse num tom escandalosamente alto.
            Tiago se sobressaltou e quase enfartara novamente, já era a quarta vez naquela semana, começava a considerar se precisaria consultar algum médico cardiologista.
            - Já estou indo mãe! - disse Tiago gritando como que se quisesse competir com a mãe.
            Foi no banheiro e lavou suas mãos rapidamente, assim que terminou, desceu logo para a cozinha para jantar. Comeu junto de sua mãe e seu avô, e este relembrava uma de suas velhas histórias de "guerra".
            Após o jantar, não demorou muito e foi para a cama. Pensou em tudo o que havia ocorrido naquele dia, relembrando do culto e das palavras amigas do pastor. Ainda se intrigava pensando no homem de terno branco, mas desta vez, mesmo sabendo que aquele pudesse ter sido outro fantasma, não teve medo. E pela primeira vez em sua vida, resolveu orar para Deus antes de dormir.
            No outro dia acordou mais disposto, não recordara de ter tido o mesmo sonho que já havia tendo há tempos. Será que tudo já havia resolvido? Seu tempo de visões e maluquices terminara?
            Saindo de casa somente se despediu de sua mãe e seu avô que estavam na cozinha tomando café da manhã e correu para a escola, para fazer um teste se suas visões realmente tinham acabado.
            Chegando lá, tentou avistar o fantasma do diretor. Procurou-o por certo tempo, porém não encontrou nada. Que bom... Tudo voltou ao normal agora...
            Tiago foi para sua sala, sentindo-se um pouco aliviado, e até com certa alegria interior, foi nesse momento que uma voz falou-lhe ao pé do ouvido:
            - Tiago, preciso lhe falar uma coisa... – disse-lhe o fantasma.
            Tiago tremeu os joelhos, tampou os ouvidos, tentando fingir que não escutara nada. Quando percebeu o que realmente estava acontecendo o "fantasma" já se segurava para não rir da atitude de Tiago e disse:
            - O que aconteceu agora Tiago? – perguntou Zaf, que era quem realmente havia lhe falado - Só queria lhe perguntar se você copiou a matéria da aula de ontem...
            - Cara, você quase me matou de susto - disse Tiago batendo a mão em seu peito.
            - O que aconteceu Tiago?  Você anda tão estranho ultimamente... - disse Zaf num tom desconfiado.
            - É que eu acho que estou vendo demônios... – disse como se contasse um segredo.
            - Ih, mais essa agora... O Daniel que falou pra você desse lance de demônios, num foi?
            Tiago ficou a olhar o amigo e também estava tentando se acalmar, quando Zaf continuou:
            - Olha Tiago, demônios, na realidade, não tem nada haver com essas coisas que o Daniel fala, o jeito que ele usa essa palavra não condiz com o que ela significa realmente, a palavra "demônio" vem do termo grego "daïmon", da onde ela derivou, que na verdade significa gênio ou inteligência, um ser incorpóreo no qual os gregos acreditavam naquela época. Os "daïmons” podiam ser bons ou maus indistintamente. Então, pra mim, falar que demônios são criaturas ruins, é tomar um juízo muito errado da palavra, afinal, se existissem mesmo "demônios", eles primeiramente não deviam se chamar assim. Mas séculos e séculos de tradição contra todo tipo de religião pagã fez com que quase todo termo empregado em alguma outra religião que não pertencesse à daquela época fosse considerado mau e totalmente ligado ao que eles chamavam de "Satã" ou ser do mal que comandava o inferno. Depois quando surgiram os protestantes, estes aderiram todo o preconceito contra a simbologia, palavras, e mitos de outras religiões. Enfim, eu acho uma tremenda besteira tudo isso.
            Tiago parecia estar entendendo tudo o que Zaf lhe falava, mas realmente estava inquieto e o interrompeu.
            - Mas, essas coisas que estou vendo são o que então?
            - Não sei... Mas demônios que não são...
            Tiago, agora cada vez mais confuso, se sentia ainda mais ansioso. Não sabia o que ocorria com ele e como poderia consertar as coisas. Foi quando uma ideia brilhante lhe veio à mente, talvez pudesse procurar respostas com alguém que com certeza pudesse lhe responder, o Google.


CRIAÇÃO
                                                                       Michael Menezes Martins
                                                                       Márcio de Sousa Mateus Jr.
                                                                      
REVISÃO
                                                                       Nísia Anália
                                                                       Khal Rens Cândido


Link para download:
Download Cap. 5 - "Demônios"



E é isso ai pessoal, mais um capitulo pra vocês, e ai o que acharam? Bom, e como sempre,  se gostou comenta, se não comenta também, e semana que vem tem mais 
E fiquem de olho que tá pra pintar mais novidade aqui pelo blog, alem do Jovem Espirita em, aguardem...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário